terça-feira, 15 de setembro de 2009

Textos


SUGESTÕES PARA IMAGINAR ( UM )



As pessoas demonstram ficarem muito chocadas e tristes quando pessoas famosas morrem. Se sentem horrorizadas também muitas vezes ao verem crianças que passam por isso, ficam muito impressionadas com fatalidades a esses frágeis seres. Imaginem quando pessoas perdem familiares queridos, imaginem como se sentem.
Sentimo-nos mal em ver a foto de crianças na época da bomba de Hiroxima, imagine quantas foram dizimadas . . .
Para pessoas com o mínimo de sensibilidade, ficam perplexas com as condições dos povos da África e de povos do terceiro mundo, é tudo muito tocante ao se dar conta de quantas pessoas morrem e sofrem em questões evitáveis por variados motivos .
Agora imagine todos os ídolos das civilizações mortos, todos os músicos, todos os atores, todas as crianças, todas as pessoas queridas , imagine cada uma .
Imagine sem esquecer dos animais de estimação e de todos os selvagens mortos .

Imagine como seria uma guerra nuclear .

Imagine como se pode evitar que isso aconteça, pois se não imaginar como fazer e partir para a ação, provavelmente a guerra nuclear acontecerá .
Os países têm muitas armas atômicas, muito mais potentes do que as usadas na segunda guerra mundial e serão muitos mísseis voando para todos os continentes.
Imagine as pessoas, bichos, vegetais, mortos, dizimados e extintos.
Imagine que isso pode ser evitado.
Imagine e faça algo se não quer que isso aconteça.







SUGESTÕES PARA IMAGINAR ( DOIS )

Imagine nascer confinado sem espaço para caminhar, sem ver a luz do sol, sem respirar ar puro e livre. Imagine ser alimentado sempre com comida industrializada com direitos a excessivos conservantes e com grande quantidade de hormônios. Imagine receber altas taxas de antibióticos e sempre permanecendo doente, estressado, machucado e sem cuidados médicos.
Imagine-se viver nessas condições e ver seus familiares, os amigos, seu amor num fim próximo, serão brutalmente assassinados com requintes de tortura. Imagine passar horas agonizando com suas partes retalhadas para simplesmente participar de um método requerido para a utilização de seu cadáver. Imagine serem utilizadas as partes do seus corpos para servirem de adorno fúteis de decoração ou simplesmente ir para o lixo, sem o mínimo de respeito .
Imagine que doenças afetariam muitos seres e isso causaria a matança sem precedentes de todos, em seus campo de concentração, mesmo não confirmada a doença em todos os casos.
Imaginou ? Agora lembre-se dos animais utilizados para a alimentação humana. Lembrando que entre eles não há possibilidade de defesa ou liberdade .
Imagine como parar com o consumo de animais, mesmo que você se alimente deles, imagine formas de conter essa hecatombe. Imagine uma nova forma de montar sua tabela nutricional.
Imagine o fim do holocausto animal. E se puder pare de comer os bichos .






SUGESTÕES PARA IMAGINAR ( TRÊS )

Imagine pessoas jovens sendo obrigadas a matar outros jovens, sem nem as conhecerem ou terem algo contra elas.
Imagine obedecer truculências e ser humilhado e ter isso como moral indiscutível a ser seguida e reproduzida a outras pessoas que como você, participam de uma pirâmide hierárquica .
Imagine ter de explodir escolas e hospitais em nome de seu comando superior homicida-suicida .
Imagine ter de vigiar e punir o que as pessoas pensam , falam, fazem .
Imagine que essa violência pode ser usada contra seus amigos, seus familiares, pessoas inocentes desconhecidas ou não e que terá que matá-los , prende-los, reprimi-los, simplesmente para obedecer a uma ordem tirânica .
Imagine que sua vida corre perigo e será facilmente morto ou ficará o resto de sua vida com inumeráveis sérios problemas e mutilações .
Imagine sua mente com recordações traumáticas, vozes e gritos de puro sofrimento que nunca serão apagadas de sua memória em meio ao sentimento de culpa no remorso da consciência pesada.
Imaginou ? Eis o militarismo.
Imagine agora como acabar com isso, com toda essa obediência cega e burra . Imagine como não contribuir, apoiar, permitir o militarismo.
Mutirões podem reflorestar, cuidar de povos com problemas, salvar pessoas de catástrofes naturais, conter doenças , sem precisar do militarismo, que num momento ou outro sempre é usado para os genocídios .
Imagine o fim do militarismo, essa injustiça existencial .






SUGESTÕES PARA IMAGINAR ( QUATRO )

Imagine um mundo onde a política econômica não seja o capitalismo . Imagine como seria não haver mais explorados e exploradores. Imagine uma forma justa que não destrua a natureza, os animais e as pessoas .
Imagine que a produção de bens de consumo não seriam mais feitos desnecessariamente, nem que haveria desperdício de matérias primas da natureza.

Imagine não se precisar mais de tantas horas de jornada de trabalho e não se utilizar mais de poluentes para se obter lucro capital .
Imagine o mundo com novas formas de organização, não mais buscando esse lucro e sim alternativas matemáticas que solucionassem as demandas .
Imagine o fim do dinheiro. Imagine a gratuidade das necessidades naturais.
Imagine ser reativado em formas mais atualizadas, o escambo em suas possibilidades variadas .
Imagine um vale existencial que substitua o dinheiro, onde num cartão é possível se gravar horas trabalhadas pelos indivíduos e isso se converter em acessos de gostos seus .
Imagine o fim do capitalismo selvagem, essa barbárie sanguinária .
Imagine esse novo mundo em seu micro universo, de seus lares, de seus amigos, de sua comunidade, de sua região.
Imagine coisas que podem ser reunidas como ideias e práticas para isso .
Imagine como seria o fim do capitalismo e o início desse novo mundo e numa outra sugestão : Faça !





SUGESTÕES PARA IMAGINAR ( CINCO )


Imagine o fim do Estado com suas instituições burocráticas tirânicas que oprimem o povo com o pretexto de organizar uma região .
Imagine a substituição do Estado, primeiro em micros espaços, após comunidades, regiões e por ai vai . . .
Imagine ao invés do Estado uma organizacional que cuida de recursos hídricos, produção de energia, transporte, medicina etc. Que utilizando de grandes grupos auto-gestionários cooperativas suas funções em uma disciplina sem o mecanismo do Estado para o cumprimento de necessidades vitais para o funcionamento de um lugar .
Imagine a possibilidade do que se têm como coisa pública ser acessível como trabalho para cada um . Imagine que isso pode acontecer já no seu micro espaço e ir avançando a todos que possuem essa afinidade e numa luta revolucionária trocar o Estado .
Imagine formas para essa substituição, novas formas que não as caquéticas e asquerosas conhecidas .
E em mais uma sugestão : Faça !




MonoTelha

Nenhum comentário:

Postar um comentário